Mitos e Verdades do Design com Henna

O design com henna é uma técnica para embelezamento do olhar. Além disso, é amplamente difundido entre as mulheres. Dessa forma, é comum que existam dúvidas sobre o tema. Abaixo vamos responder às principais questões, aprontando se são mito ou verdade. Siga conosco e DESCUBRA!

Mitos e verdade sobre o design com henna aplicada nas sobrancelhas

Vamos às principais questões!

A henna é tóxica? Mito ou verdade?

Mito!

A henna original é um composto vegetal com a planta árabe lawsonia inermis, encontrada na Ásia e na África. A partir dessa planta é extraído o corante, que serve como ingrediente base para criação da henna para sobrancelhas (existem outros tipos de hennas, para diferentes fins, conforme veremos mais à frente no texto).

O corante fica em pó, misturado com água e outros ingredientes naturais para criar a pasta que é usada para pintar sobrancelhas e a pele. Dessa forma, por ser natural, é um processo que não faz mal nem para o fio e nem para a pele.

A henna não leva substâncias tóxicas como: chumbo, amônia e metais pesados, como outras substâncias de pintura.

O que pode ocorrer, é a designer de sobrancelhas usar um outro produto, tentando se passar por henna. Dessa forma, é preciso ficar atenta e verificar se o produto que será aplicado é henna mesmo. Se for, o produto não é tóxico. Pode usar sem medo.

Para evitar dúvidas é aconselhável procurar clínicas de estética, studio de beleza e/ou profissionais de qualidade reconhecida.

Importante: Entretanto, existem poucos casos de pessoas que são alérgicas à planta. Se for o caso, é preciso evitar o uso.

A henna usada para as sobrancelhas é a mesma usada para tatuagens temporárias? Mito ou verdade?

Mito!

A henna em si, é o composto formado pela mistura da planta lawsonia inermis com outros produtos. Dessa forma, pela sua capacidade de tingimento, existem outras aplicações e outros tipos de objetivos para diferentes tipos de henna.

Como é o caso das tatuagens temporárias feitas com henna. Entretanto, na grande maioria dos casos, a henna usada para tatuagens é diferente da henna usada nas sobrancelhas.

A henna exclusiva para uso nas sobrancelhas é totalmente testada e aprovada por dermatologistas. Dessa forma, para design de sobrancelhas, é usada uma henna específica.

Isso não quer dizer que a henna para tatuagens seja tóxica. Porém, é um produto diferente, e em muitos casos a henna das tubagens não foram testadas e aprovadas (sendo uma mistura caseira, em muitos casos). E mesmo que seja aprovada, não é recomendado seu uso em sobrancelhas.

Importante: Para ambas as hennas, tanto para pele, quanto para sobrancelhas, mesmo que aprovadas dermatologicamente, é preciso verificar se a pessoa não tem alergia à planta.

As sobrancelhas ficam muito escuras quando são tingidas com henna? Mito ou verdade?

Mito! 

Antes de mais nada, é preciso entender o que são sobrancelhas muito escuras. Afinal, existem fios que são bem mais escuros que outros. Nesse caso, para alguns clientes a cor buscada é escura. Dessa forma, em alguns casos o resultado será bastante escuro, pois é o tom exato para a pessoa.

Assim sendo, o henna por si só não vai deixar a pessoa com a coloração extremamente forte, caso o fio não precise dessa coloração.

E é nesse ponto, que entra a qualidade da designer de sobrancelhas. Afinal, existem diferentes tons de henna no mercado, e não apenas de coloração extremamente escura.

Para ter um resultado completo, é recomendado que a designer tenha treinamento em visagismo facial. Desse modo, será mais fácil verificar a cor certa para cada tipo de sobrancelha.

Além disso, é possível misturar diferentes tons de henna, para chegar ao melhor resultado, sendo buscando um tom com efeito natural. 

Então, de onde surgiu esse mito?

A resposta mais correta para esse mito, deve-se ao momento da aplicação da henna. Onde é colocado um “excesso” do produto para garantir o melhor resultado. Nesse momento, as sobrancelhas ficam bem escuras e com um aspecto exagerado.

O objetivo por trás desse “excesso”, é justamente preencher todos os locais corretos. 

Porém, após o tempo de espera, o excesso é retirado, dando lugar a coloração correta. Levando em conta que a designer escolheu a melhor combinação.

Desse modo, a ideia de que a henna vai ser apenas na colocação preta é um mito. Em grande parte gerada por aplicadores não profissionais, que acabam errando no tom e gerando esse mito. Além do motivo acima. 

O design com henna dura uma semana? Mito ou verdade?

Verdade ou Meia verdade! Embora, na maioria dos casos, seja verdade. Calma, vamos explicar!

A duração da henna varia de acordo com alguns fatores, como: a pele e a frequência que a pessoa lava a região. Dessa forma, varia bastante de pessoa para pessoa.

Porém, em linhas gerais, na média, a henna costuma durar uma semana, com seu melhor resultado dentro de 5 dias. Depois disso, cada vez mais a henna vai sumindo. Na verdade, diariamente o processo vai saindo. Por isso, como média, a melhor resposta é que a henna dura uma semana. 

Embora, em alguns casos, o processo pode durar um pouco mais.

Dessa forma, o uso da henna costuma ser feito no dia ou um dia antes de um evento, onde à cliente busca ressaltar ainda mais suas sobrancelhas. Assim sendo, é possível estar no “auge” da aplicação e ter o melhor resultado. 

Embora existam casos de clientes que fazem a aplicação a cada 10 ou 15 dias. Varia de cliente para cliente.

Se entrar no mar, a henna sai?

Mito ou uma meia verdade exagerada!

Embora o contato com a água do mar (bem como, da água potável) ajuda no processo de remoção da henna. Desse modo, ao entrar na água, a henna não vai escorrer ou desbotar.

Digamos que ao entrar na água a pessoa, no máximo, acelera um pouco a remoção do produto.

 

Já sabia tudo sobre o design com henna? Conte para nós nos comentários.

E não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais, para que mais mulheres saibam os mitos e verdades sobre o design de henna.

Comece a transformar sua
vida a partir de hoje

Posts Recentes