Fortalecer a rede social da sua esmalteria: existe uma forma correta?

Descubra como fortalecer a rede social da sua esmalteria e aumente sua presença digital!

Esmalterias precisam de clientes para potencializar seus ganhos, isso é um fato. Dessa forma, os empreendedores e/ou suas equipes precisam se concentrar em se comunicar cada vez mais com o público-alvo.

Independente de como atua sua esmalteria, é preciso encontrar um lugar para se comunicar com o maior número de pessoas. E é aqui que entram as redes sociais, o lugar onde a maioria das pessoas estão. Com isso fica claro o quão importante é para as esmalterias investirem nas redes sociais.

Mas não é só isso, as redes sociais funcionam muito bem, por justamente ser um meio mais barato que outras mídias como televisão e rádios, por exemplo, e até mesmo do que manter um site (que pode ser usado de forma a complementar a rede social, mas não é algo obrigatório, investindo nas redes sociais já é possível manter sua identidade digital).

Por reunir tantas características relevantes para chegar a mais clientes e possíveis clientes, certamente, é um caminho que vai ajudar sua esmalteria a chegar mais rápido no sucesso.

A seguir, vamos dar dicas de como fortalecer a sua rede social. Acompanhe!

Dicas de como fortalecer a rede social de sua esmalteria

Confira algumas dicas preciosas com relação a fortalecer as redes sociais

Identifique seu público-alvo

Antes de mais nada, é preciso identificar seu público-alvo. Aqui é muito importante que esteja claro qual tipo de público sua esmalteria atende e/ou quem ele quer focar. Por exemplo, se você tem uma esmalteria voltada para o público feminino mais jovem, entre os 16 aos 35 anos, é nesse público que deve focar.

Esse foi só um exemplo, existem diferentes outras temáticas e públicos. Entretanto, independente do segmento, é preciso ter claro seu público-alvo para poder entender melhor e conseguir fortalecer a sua rede social. Por falar nisso, é preciso escolher a rede social (ou as redes sociais)

Escolha a rede social (e/ou as redes sociais)

Depois de identificar seu público-alvo é preciso saber em qual rede social eles estão. Algumas redes são mais amplas e contam com praticamente todos os públicos, como o Instagram e o Facebook, por exemplo. Sendo dois exemplos muito bons de onde começar.

O Tik Tok também está fazendo sucesso entre o público mais jovem, se sua esmalteria tiver esse público, poderá ser muito bom ter um perfil nessa rede e trabalhar conteúdos de acordo com o segmento.

Mas não precisa ficar preso apenas a uma rede social, poderá escolher mais de uma, porém, é preciso entender que para as redes sociais funcionarem bem, isso irá demandar tempo e dedicação. Caso não tenha como cuidar de duas, foque na que mais se identifica com seu negócio (tanto em público, quanto em linguagem).

O que postar?

Depois de entender as duas primeiras dicas, é chegada a hora de entender o que postar para fortalecer a sua rede social. Nesse ponto, o que postar é bastante relativo, porém, certas regras funcionam e trarão melhores resultados.

Aqui é importante entender o que a plataforma prioriza. Por exemplo, o Instagram cada vez mais está focado em ser uma rede social de entretenimento, e não apenas de fotos; recursos como o Reels e Stories estão em alta no Instagram, então é normal que o próprio Instagram priorize esse tipo de conteúdo.

+ Veja também: Como organizar a vida financeira da sua esmalteria?

Outro ponto importante é a dinâmica, as redes sociais mais populares focam em conteúdos rápidos, por isso, fazer um texto gigante cheio de detalhes técnicos pode não funcionar tão bem, quanto um post positivo sobre beleza, por exemplo.

O foco aqui é ser direto e objetivo, sem abrir mão de gerar uma sensação boa em quem está te vendo e te seguindo. Tentar apenas vender seus serviços, certamente é um tiro no pé, é preciso postar conteúdos relevantes para o público.

Dica: Esmalterias, por exemplo, têm a grande possibilidade de postar antes e depois de seus clientes. É uma excelente forma de mostrar o trabalho e fortalecer sua marca nas redes.

Que conteúdo focar para fortalecer a rede social?

Aqui já é um pouco mais fácil, porque a sua esmalteria tem os serviços dela, correto? Então, os conteúdos devem utilizar como pano de fundo os serviços e criar conteúdos que agreguem e que façam as pessoas buscarem seus serviços.

Não é errado oferecer seus serviços, desde que estejam envolvidos em um conteúdo relevante que conquiste quem estiver lendo e motive a ir até sua esmalteria. É preciso criar um conteúdo positivo.

Qual a frequência correta das postagens?

A maioria das redes sociais tendem a “gostar” de postagens mais frequentes, dessa forma, para fortalecer a sua rede social é preciso estar presente o máximo possível. Porém, isso não significa postar coisas irrelevantes, apenas postar. É preciso criar algo relevante, mesmo que demore um pouco mais para sair conteúdo.

Tenha um cronograma para facilitar o processo 

Deixe tudo anotado para te ajudar a seguir o cronograma, não esquecer e postar da forma que melhor for para sua página. Ter um cronograma é uma excelente forma de fazer postagens em “horas-chave” para garantir melhores números na rede social.

Conclusão

No texto de hoje trouxemos excelentes dicas de como fortalecer a rede social de sua esmalteria. Afinal, as redes sociais conectam o mundo todo, e certamente, a grande maioria do seu público-alvo está presente. Vamos recapitular:

Identifique seu público-alvo, isso vai ajudar em todo o processo;

  • Escolha a rede social que mais combina com sua esmalteria, tanto na linguagem, quanto no público-alvo.
  • Saiba o que postar, para garantir que seu público fique engajado;
  • Uma das melhores formas de fazer isso é focar em conteúdos relevantes que agreguem para quem te segue;
  • Defina a frequência que fará seus posts, focando o máximo possível desde que tenha qualidade na postagem.

 

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