Feedback para o seu negócio: a verdadeira importância

Feedback é algo tão falado nas empresas, que muitos acabam achando que só é mais uma informação irrelevante. Se você acha isso, você está errado e podemos provar. 

Feedback é um termo inglês que pode ser traduzido como realimentar de volta, isto é, um retorno sobre determinada coisa. Podendo ser produtos, serviços, processo empresarial e até em questões humanas.

Dessa forma, é muito usado nas empresas. Principalmente em reuniões para tratar de pontos negativos e positivos sobre algo ligado a empresa. Por conta desse ar de avaliação, muitos acabam negligenciando a real importância do feedback.

No texto de hoje, vamos te mostrar a verdadeira importância do feedback para um negócio. Siga conosco e descubra. Vamos ao texto!

Entender suas clientes é fundamental para o crescimento do negócio

O feedback é algo necessário para o crescimento de qualquer negócio. Afinal, será a partir de análises de outras pessoas que dá para saber o que está dando certo e o que está errado.

Com esses dados o empreendedor e sua equipe terão informações relevantes que irão refletir na forma que todo o negócio acontece. Empreendimentos que deixam o feedback de lado, ou como algo de menor importância, pagam por esse erro.

Tanto o feedback positivo quanto negativo são fundamentais para o crescimento. Veja: 

Feedback positivo 

O feedback positivo ocorre quando algo, seja produto, serviço ou até mesmo de algo interno, traz uma análise positiva sobre ele. Sendo um sinal que o negócio está funcionando da forma que deveria estar. 

Não quer, necessariamente, dizer que tudo está perfeito ou que não precisa de melhorias, mas sim que está funcionando de uma maneira boa, satisfatória ou até um pouco acima do esperado.

Além disso, o feedback positivo é excelente para a motivação de qualquer empreendedor, tendo em vista que boa parte do que ele planejou, está correto e trouxe o resultado esperado. Por exemplo, um restaurante que recebe nota máxima nos aplicativos de delivery, está tendo um feedback positivo sobre seu atendimento, sabor e eficiência de entrega.

Feedback negativo

Já o feedback negativo é quando a análise, seja de clientes ou da própria equipe, demonstra que está aquém do esperado. Novamente, não é por um feedback negativo, que significa, necessariamente, que tudo está errado. Às vezes só mostra quais pontos é preciso melhorar para ter algo positivo.

O feedback negativo, dessa forma, ajuda o empreendimento a entender seus erros e ter um norte sobre o que é preciso melhorar. É a partir de um feedback negativo, que o empreendimento começa a traçar estratégias para melhorar seus pontos negativos.

Agora, existem empreendedores que preferem “esconder” seus feedback negativos e, além disso, não buscam formas de melhorar, se mantendo sempre abaixo, em um ponto ou todos eles.

O feedback negativo é muito importante, pois mostra o que o empreendimento não deve fazer ou pode fazer melhor. Sendo assim, por mais que seja desmotivador ouvir que algo está errado é a única forma de saber como melhorar e ouvir feedbacks positivos.

Feedbacks são as informações mais relevantes para os bons administradores

Os grandes nomes dos negócios, utilizam o conceito de feedback à exaustão, e se orgulham disso. Afinal, a menos que ocorra um milagre, as empresas terão sucesso se estiverem sendo bem administradas.

Isso é um fato, que não dá para negar.

Como você pode imaginar, para poder administrar é preciso estar de olho em tudo o que está acontecendo. E como na maioria dos casos é impossível ver tudo o que acontece de forma simultânea, utiliza-se feedbacks para poder entender o que realmente está acontecendo.

O feedback pode tratar de praticamente toda a informação que puder ser analisada, trazendo em formas de dados e avaliações o que está ocorrendo e qual é a percepção das pessoas acerca do tema do feedback em questão.

Sobretudo em reuniões, onde através de feedbacks é possível de forma muito mais rápida e eficiente apresentar o que está e o que não está funcionando. O feedback, de forma geral, pode ser entendido como uma nota de prova de determinado tema da empresa. Porém, no lugar das notas estão as análises.

Todo feedback é confiável?

Essa é uma pergunta extremamente relevante, que deve estar passando pela sua cabeça, nesse momento. De forma geral não podemos afirmar que todo feedback é confiável, porém, existem formas de garantir que as análises tenham o máximo de confiabilidade.

Para isso é preciso ter formas corretas de avaliar, se possível com apresentação de número e uma explicação mais ampla. Nesse ponto precisa ser o mais profissional possível, principalmente para quem está fazendo a avaliação.

É preciso ser frio e profissional na análise, para realmente, entender o que está ou não acontecendo com determinado ponto da empresa. Dessa forma, é possível passar um feedback confiável, que servirá para organizar todo o negócio.

Conclusão

No artigo de hoje, vimos sobre a importância que os feedbacks têm para as empresas. Seja de forma positiva, reiterando o que está funcionando e ajudando com o efeito motivacional, ou de forma negativa, onde mostrar no que o empreendimento está errando e no que pode melhorar.

Administradores de sucesso estão sempre trabalhando em cima de feedbacks, onde eles buscam sempre o ponto mais alto, jogando para cima o seu negócio e criando formas quase perfeitas de atuar. Seguindo feedbacks é possível antecipar problemas ou saber o jeito certo de lidar com eles.

Por isso, fique sempre atento e busque feedbacks, seja de clientes, colaboradores e até parceiros. Porém, para que tudo funcione do jeito certo é preciso que os feedbacks sejam o mais profissionais possíveis (tanto para o “bem”, quanto para o “mal”).

 

Para mais textos que vão te ajudar a ter mais sucesso no seu negócio continue lendo este blog. Conte para nós nos comentários o que achou deste artigo e comente outros temas que gostaria de ver por aqui. Seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

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