Como evitar os cancelamentos em seu estúdio de beleza?

Quando pensamos em um estúdio, salões de beleza, clínicas de estética, entre outros do mesmo segmento, logo pensamos nos procedimentos e nos agendamentos.

Afinal de contas, para conseguir atender todas e todos os clientes, é preciso ter tudo isso organizado da melhor forma.

Por conta disso, praticamente todos os estúdios de beleza, atendem somente com hora marcada. Para poder se organizar corretamente, ter horários definidos para colaboradores, entre outros pontos.

Ter uma agenda organizada é o que todo salão de beleza deseja. Porém, mesmo que tudo esteja no “esquema”, ainda assim, existe um problema que afeta a todos, os cancelamentos.

Entretanto, nosso foco não são os cancelamentos com bastante antecedência ou mudança de horários, mas sim os cancelamentos em cima da hora e quando a cliente (ou cliente) simplesmente, não aparece.

Se isso ocorre em seu salão ou estúdio de beleza, esse texto é perfeito para você. Pois vamos te mostrar como evitar cancelamentos em seu estúdio e que política adotar, para garantir que cada vez menos eles ocorram.

Sem mais delongas, vamos ao texto!

Cancelamentos/Não comparecimentos: Por que ocorrem?

Primeiramente, é preciso deixar claro, que é impossível reduzir a zero, os cancelamentos. Pois existem causas que fogem ao controle do estúdio e dos clientes, que são os imprevistos.

Sim, eles ocorrem, e fazem parte do “jogo”.

Com certeza, os profissionais e o próprio salão/estúdio, podem ter imprevistos e consequentemente, terão que cancelar atendimentos, remarcá-los, etc.

Desse modo, também pode ocorrer com as/os clientes. Afinal, não dá para controlar o acaso. Entretanto, existem formas de minimizar os cancelamentos/não comparecimentos e lidar com eles de uma forma profissional.

Principalmente, quando os cancelamentos ou não comparecimento, acontece por motivos bobos, que facilmente podem ser evitados. E é justamente, sobre isso que falaremos hoje.

Trazendo o jeito mais profissional possível de lidar com esse problema que ocorre em muitos salões e estúdios.

Como evitar os cancelamentos/não comparecimentos: Lado da empresa

Vamos dividir a explicação em dois lados: o que fazer para a empresa evitar os cancelamentos/não comparecimento e como agir com os clientes para garantir que eles não ocorram.

Para assim, a empresa saber o que precisa fazer e que políticas adotar para garantir o mínimo de problemas (como já falamos acima, o objetivo é minimizar, pois é impossível garantir 100%, nesse sentido).

Veja as principais aplicações que a empresa deve tomar para evitar o não comparecimento:

  • Mandar lembrete: mandar lembrete é algo que deve ser o padrão de qualquer estúdio/salão de beleza. Embora não seja uma obrigação da empresa, é uma excelente forma de lidar com as/os clientes mais “esquecidinhos”.

Afinal, nem todo mundo é extremamente organizado. Principalmente se agendou com bastante antecedência, é bastante comum que a pessoa simplesmente esqueça que agendou e não compareça.

Dessa forma, o estúdio/salão de beleza, deve ter alguém responsável por avisar as clientes, seja através de ligações ou pelos meios digitais, que garantem uma otimização do tempo, como por exemplo, mandar o lembrete via WhatsApp, com 24 horas ou mais de antecedência. Ainda mais, se o cliente vier de uma distância grande, ter essa confirmação é providencial.

  • Minutos de tolerância: como sabemos, o atraso é algo quase cultural de nosso país (é claro que não são todos, mas uma grande parcela). Ainda mais em cidades grandes, onde o trânsito é caótico e literalmente, qualquer coisa pode acontecer. Ou como dito acima, se o cliente vier de uma longa distância. E também em alguns casos a/o cliente vai se atrasar por simples descuido.

Com isso, é de praxe o salão de beleza, ter uma tolerância, com relação aos atrasos.

Porém, é preciso estipular um prazo que seja viável e que não vá atrapalhar toda a agenda.

Dessa forma, um tempo bom é entre 10 a 15 minutos, no máximo de atraso (exceto algumas exceções). Ainda mais se a/o cliente confirmou no dia anterior que iria.

Dica: outra ótima possibilidade, é entrar em contato, logo que perceber o atraso. Assim é possível, ter uma antecipação e conseguir lidar da melhor forma.

Como evitar os cancelamentos/não comparecimentos: Lado do cliente (política da empresa)

Agora, vamos focar na forma profissional que a empresa deve adotar para evitar os cancelamentos. Vamos aos principais pontos:

  • Multa: embora possa parecer um pouco duro, aplicar multas para cancelamentos é sim, uma excelente saída para a empresa. Porque, querendo ou não, a empresa está perdendo tempo e dinheiro em dobro, pois poderia agendar um outro cliente no lugar.

Dessa forma, é preciso educar as clientes a entender que o agendamento precisa ser cumprido. Por isso, a empresa pode e deve cobrar uma multa, entre 20 a 30% do valor do atendimento, para quem não comparecer.

  • Cobrar valor antecipado: outra forma de abordar é ao invés de aplicar uma multa, é já cobrar parte do atendimento de forma antecipada. Sendo assim, o salão, poderá cobrar cerca de 30% do valor, assim que a cliente agendar. Dessa forma, já garante um valor e evita um prejuízo maior.
  • Avisar com antecedência: dar essa opção para o cliente é praticamente uma obrigação do estúdio, para uma política de boa convivência. Porém, é claro que a antecipação deve ser bem trabalhada. Afinal, não dá para a cliente cancelar 20 minutos antes.

É preciso deixar claro, que o aviso deve ser em um tempo hábil, para a empresa se reorganizar da melhor forma. Por isso, é importante definir cerca de 6 a 12 horas de antecedência.

Conclusão

No texto de hoje, falamos sobre os cancelamentos de clientes em salões de beleza, estúdios de estética, entre outros semelhantes.

Além disso, mostramos ótimas dicas que a empresa deve incluir na sua política para evitar o não comparecimento de clientes. Dentre os quais:

  • Mandar lembretes;
  • Oferecer alguns minutos de tolerância;
  • Aplicar multas ou cobrar parte do valor de forma antecipada;
  • Oferecer um prazo para que a cliente, possa avisar com antecedência sobre o não comparecimento/cancelamento.

Agradecemos a leitura e nos vemos em breve, Para saber dicas de como manter sua agenda sempre cheia, clique aqui. Até breve!

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